Cálculo das notas no Enem

Enem utiliza Teoria de Resposta ao Item no cálculo das notas

September 30, 2010 por Eu no Enem   Comentários (3)
Embora seja uma prova de múltipla escolha, o cálculo das médias do enem 2010 não leva em consideração somente a quantidade de questões corretas.  A prova, que tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada mais a média da redação, utiliza uma metodologia conhecida como Teoria de Resposta ao Item (TRI) para o cálculo do desempenho. 
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a TRI busca medir o conhecimento a partir do comportamento observado em testes. Assim, diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem em cada área não representa somente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende, do número de questões respondidas corretamente, da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.
Escalas
O método de avaliação atribui uma nota média para cada uma das áreas avaliadas. A nota 500 representa essa média e, quanto mais distante para cima, melhor o desempenho em relação à média dos participantes. O mesmo raciocínio vale para os desempenhos abaixo de 500 que apontam para notas abaixo da média. 
Seguindo essa metodologia, o Enem não apresenta uma média global, ficando a cargo das universidades que adotaram o Exame em seus processos seletivos, a atribuição de peso a cada uma das áreas avaliadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENEM

DICA SOBRE ENEM