OS CAUSOS CURIOSOS DE GRANDES NOMES DA LITERATURA

Conhecer um pouco da personalidade do autor ajuda a construir o ambiente literário de sua obra. Nada melhor para isso, do que mergulhar nas histórias vividas pelos grandes autores, que aguçam a curiosidade e simpatia dos leitores, mesmo sem a certeza da veracidade dos fatos.

Começo com dois causos do grande Mario Quintana retirados de um livrinho baratinho e muito interessante chamado "Ora Bolas- O humor de Mario Quintana.Se você ainda não leu, fica a dica. Nele,encontram-se 130 histórias protagonizadas pelo poeta, com caracteristicas peculiares. Aqui vão duas destas.
             BOATO

SAGUÃO do Hotel Presidente, na Avenida Salgado Filho, um dos tantos endereços do poeta. O dono do hotel encontra Mario com as mãos no bolso do paletó, parado daquele seu jeito, olhando sem olhar, à espera de nada. E resolve interferir com uma brincadeira.
- Seu Mario, me disseram que o senhor vive dando em cima das moças que se hospedam no hotel...
Foi o que bastou para animar-se o velho sorriso ao mesmo tempo malicioso e ingênuo, quase adolescente:
- Olha, Pedrinho, não é verdade. Mas pode espalhar.

INTIMIDADES
RECITAL de poemas de Mario Quintana no belo Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado, durante as comemorações pela passagem dos seus setenta anos. Ele escolheu os poemas que seriam apresentados. O poeta Armindo Trevisan, velho amigo, e a professora Tânia Carvalhal, do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foram convidados para comentar a leitura e a obra.
Finda a cerimônia, paparicações daqui e dali, uma senhora faz efusivas festas para Quintana. Ninguém a conhece. O poeta César Pereira (ainda injustamente pouco conhecido) quer saber quem é.
- Um íntima desconhecida - esclarece Mario.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ENEM

DICA SOBRE ENEM