NARRAÇÃO X VESTIBULAR

  Caro leitor,

        Quando um exame vestibular solicita uma narrativa, espera-se que os elementos constitutivos do texto apareçam de forma articulada ( em ordem crescente), já que construir um texto narrativo, não é meramente apresentar um acontecimento.É preciso atender à solicitação do tipo de exame vestibular , em que habilidades específicas – tais como capacidade para selecionar e interpretar dados e fatos, de estabelecer relações e elaborar hipóteses – estarão sendo avaliadas.

         Sendo assim, ao ocupar-se da caracterização dos elementos constitutivos desse tipo de texto, você terá de levar em conta algumas exigências /informações da banca que determinam em parte esses elementos e que já são fornecidas na apresentação da proposta. É bom lembrar que a proposta de redação em um processo seletivo não é somente um estímulo para a criação de um texto narrativo; ela é, isto sim constituída por um conjunto de exigências /informações que devem ser articuladas às caracterizações e desenvolvimentos que o candidato pretende dar às categorias do texto narrativo na hora de produzir sua redação. É exatamente pelo fato de que a proposta delimita espaços autorizados para a criação ficcional que os textos narrativos podem ser avaliados segundo critérios objetivos.

          A esta altura você ainda sabe de que categorias narrativas estou falando? Claro que sabe, mas sempre é bom recordar: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.

1 Quais são os critérios de avaliação que uma banca corretora utiliza em um processo vestibular para o texto narrativo?

         Roteiro seguido pelos professores na correção de textos nos vestibulares


I.      A redação não pode fugir ao tema que foi proposto. O conteúdo do texto precisa ter direta relação com o tema,claro!
II.    É avaliada a capacidade do candidato de organizar os argumentos que fundamentarão as conclusões do texto. No caso de um texto narrativo, leva-se em conta a habilidade do autor na construção de personagens.
III.   O uso da língua na forma como ela é escrita.Ou seja, o emprego de termos coloquiais, é uma armadilha para os candidatos . Expressões coloquiais só são aceitos na reprodução de diálogos. Isso não quer dizer que a linguagem textual tenha de ser de difícil entendimento.
IV.   A utilização correta dos recursos da língua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS DE LIVROS PARA LER

DICA SOBRE ENEM