ENEM

DICAS PARA O ENEM 2011


Algumas dicas simples para aqueles que buscam se preparar e tentar passar no ENEM 2011. Lembre-se: você deve adaptar as dicas para o seu ritmo próprio para obter um melhor aproveitamento nos estudos.

Organização
Cada um tem seu ritmo. Determine seu horário de estudo sem se preocupar com o horário escolhido pelo colega, procure observar os melhores horários para não haver problemas futuros.


Dedicação
Procure revisaras matérias do dia e mantenha os conteúdos em dia através de exercícios. Procure dividir seu tempo igualmente entre as disciplinas. É comum priorizar o estudo das disciplinas discursivas mas lembre-se de que o importante é fazer a diferença com outras disciplinas.

Prioridade
Torne o estudo sua prioridade. Intensifique o horário extra de estudos, em casa ou na biblioteca. É hora de desligar o computador e abandonar maus hábitos como Orkut, MSN, Jogos e lembre-se, o que está em jogo é a sua aprovação.

Recomeço
Para quem vai começar do zero. A dica é não se preocupar com as matérias que perdeu, e sim com o que será dado a partir de agora. Geralmente o conteúdo abordado no segundo semestre é o mais exigido nos vestibulares.

Revisão
Intercale a prática com leitura. Faça revisões de conteúdo através de exercícios orientados pelos professores. Agora é hora de “grudar” ainda mais neles, nunca deixa dúvidas procure sempre respostas.

Casa
Seu quarto tem que ser transformado no seu quartel general de estudos. Procure fazer alguns cartazes para lembrar-se de datas especiais, fórmulas e dicas em particular. Espalhe o material pela parede, cama, porta ou até mesmo no teto.

Finais de semana
Essa é a hora de usar seus finais de semanas para estudos. Utilize o sábado a noite,e o domingo pela manhã para estudar as disciplinas, sabendo distribuir as horas equilibradamente para cada disciplina. Aos domingos, estude redação e faça leituras, de preferência pela manhã. Procure ficar atualizado lendo jornais ou revistar com notícias. Utilize o resto do domingo para descansar.

Sono
Uma vida tranqüila requer uma noite de sono tranqüila. Lembre-se de que o sono é reparador e melhora a capacidade intelectual e o poder de concentração. Evite virar a noite estudando ou com outros afazeres que não dizem respeito ao seu sucesso profissional.

Passado
Refaça as provas anteriores da universidade que você vai tentar o vestibular que vão te familiarizar com o tipo de assunto que é cobrado na primeira etapa.

Informação
As informações mais visadas pela mídia podem ser abordadas nas provas, principalmente nas redações. Fique atento ao que é assunto nacional. Uma boa dica para se manter informado é a leitura de jornais e revistas como ISTO É, VEJA e jornais de sua região. A maioria das matérias utilizadas em vestibulares são retiradas dessa bibliografia e em particular nos meses de junho à setembro.
Estas dicas também podem ser seguidas para estudantes de ensino médio como 1° e 2° ano, assim eles não terão um 3° ano tão apertado e desesperado por não ter se dedicado mais nos anos anteriores.

Postagens mais visitadas deste blog

PRÊMIO EXCELÊNCIA E QUALIDADE BRASIL 2014